-
Arquitetos: Ground One
- Área: 5000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maruf Raihan
-
Fabricantes: BSRM, Nasir Glass, Shah Cement
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa abordagem para projetar esta casa de férias em uma área rural foi gerar um espaço que se mistura perfeitamente com a paisagem circundante. Para criar um local que ofereça um contraste impressionante com a paisagem ao redor, procuramos usar materiais naturais e cores que refletem o ambiente local, além de incorporar espaços ao ar livre que permitem aos moradores viverem em uma área rural. Isso foi alcançado por meio do uso de materiais e elementos de projeto modernos e ousados que criam uma identidade visual distinta para a edificação. No entanto, também foi essencial garantir que esse desenho não prejudicasse a beleza natural do local.
No geral, o projeto foi guiado por uma compreensão profunda do ambiente natural e pelo compromisso de criar um espaço que melhore e celebre a beleza da região. Sendo assim, criamos um espaço semiaberto entre duas formas cobertas por um telhado tradicional que possibilita a experenciação das chuvas de monção e da sombra em um dia ensolarado e claro. A dificuldade inicial foi o fato de que o terreno está localizado em uma área rural remota, por isso, procuramos projetar utilizando os materiais disponíveis localmente e responder ao contexto da região.
O projeto desta casa busca criar um equilíbrio entre espaços públicos e privados, incorporando também elementos tradicionais que refletem a cultura e o ambiente local. A varanda semiaberta e a área do pátio sombreada proporcionam um espaço único e convidativo para os moradores se reunirem e socializar, enquanto a clara separação entre zonas públicas e privadas garante que os moradores tenham a privacidade e intimidade necessárias para se sentirem em casa.
O 'Chouchala' no topo remete ao padrão tradicional de telhado das habitações locais, que foi feito com peças de argila combinadas com chapas de aço para ajudar a proteger contra vazamentos de água nas chuvas intensas e uma camada de bambu para reduzir o ganho de calor. Os materiais utilizados para os detalhes da construção incluem tijolos e paredes de concreto, janelas de madeira com vidro, acabamentos líquidos nos pisos e azulejos de terracota.
A divisão da casa em duas zonas, um espaço comum e uma área familiar interna, é uma abordagem comum na arquitetura residencial. O espaço comum inclui a sala de estar, sala de jantar, cozinha e quarto de hóspedes e geralmente está localizado na frente da casa, próximo à rua ou à entrada principal. A zona familiar interna contém os quartos e outras áreas privadas e geralmente está localizada na parte posterior da casa, longe das áreas públicas. Dessa forma, cria-se uma sensação de privacidade e isolamento para os moradores, permitindo que eles desfrutem de seu próprio espaço.
A varanda semiaberta que conecta as duas zonas cria uma área de pátio sombreada, que pode servir como espaço de encontro para os moradores e seus convidados. Isso é semelhante ao "Uthhan" bengali tradicional, que é um pátio central ou espaço aberto em uma casa usado para reuniões sociais e outras atividades comunitárias.